domingo, 20 de março de 2011

MATEMÁTICA E LITERATURA

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA
CURSO: MÍDIAS NA EDUCAÇÃO
MÓDULO III – ATIVIDADE 3: REPORTAGEM – 20/03/2011
TUTORA: ALESSANDRA
CURSISTA: ELIETE FERREIRA

MATEMÁTICA E LITERATURA

Esta reportagem refere-se a um projeto realizado em novembro de 2010 com alunos do 2º ano do Ensino Médio da Escola Técnica Estadual Newton Sucupira. Os alunos foram convidados a participarem de uma atividade diferente em relação ao estudo da Matemática, fazendo uso da literatura, para que através do texto oferecido para trabalhar e fazendo uso da investigação desvendassem o conteúdo matemático ali existente.
O texto escolhido foi o quinto sonho – do Livro O Diabo dos Números de Hans Magnus Enzensberger, que retrata a estória entre um herói e um vilão. O herói é um menino de onze anos chamado Robert que tem vários pesadelos. Nos sonhos Robert convive com um demônio que anda sempre de bengala, e realiza várias bruxarias com os números. Nos diálogos com Teplotaxi – o demônio -, Robert aprende a conversar com os números e de conversa em conversa, Teplotaxi destrói a idéia negativa que Robert tem a respeito dos números e que Matemática é coisa apenas para gênios. E assim eles se tornam grandes amigos.
O quinto sonho está relacionado com os conteúdos matemáticos desenvolvidos em sala de aula e o letramento matemático inserido na literatura.
Os alunos receberam o texto para trabalharem em pequenos grupos, destacando os conteúdos matemáticos existentes como: números triangulares, números quadrangulares, números pentagonais. Durante a leitura os alunos faziam anotações referentes às seqüências observando que os números triangulares estão associados à Progressão Aritmética e os números quadrangulares a Progressão Geométrica, contribuindo assim, para responderem as perguntas propostas no texto trabalhado.
A realização desta atividade proporcionou aos alunos uma mudança de comportamento em relação ao estudo da Matemática – associado apenas ao cálculo - sendo observado que na literatura também encontramos matemática, através da investigação e do letramento matemático.