domingo, 20 de março de 2011

MATEMÁTICA E LITERATURA

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA
CURSO: MÍDIAS NA EDUCAÇÃO
MÓDULO III – ATIVIDADE 3: REPORTAGEM – 20/03/2011
TUTORA: ALESSANDRA
CURSISTA: ELIETE FERREIRA

MATEMÁTICA E LITERATURA

Esta reportagem refere-se a um projeto realizado em novembro de 2010 com alunos do 2º ano do Ensino Médio da Escola Técnica Estadual Newton Sucupira. Os alunos foram convidados a participarem de uma atividade diferente em relação ao estudo da Matemática, fazendo uso da literatura, para que através do texto oferecido para trabalhar e fazendo uso da investigação desvendassem o conteúdo matemático ali existente.
O texto escolhido foi o quinto sonho – do Livro O Diabo dos Números de Hans Magnus Enzensberger, que retrata a estória entre um herói e um vilão. O herói é um menino de onze anos chamado Robert que tem vários pesadelos. Nos sonhos Robert convive com um demônio que anda sempre de bengala, e realiza várias bruxarias com os números. Nos diálogos com Teplotaxi – o demônio -, Robert aprende a conversar com os números e de conversa em conversa, Teplotaxi destrói a idéia negativa que Robert tem a respeito dos números e que Matemática é coisa apenas para gênios. E assim eles se tornam grandes amigos.
O quinto sonho está relacionado com os conteúdos matemáticos desenvolvidos em sala de aula e o letramento matemático inserido na literatura.
Os alunos receberam o texto para trabalharem em pequenos grupos, destacando os conteúdos matemáticos existentes como: números triangulares, números quadrangulares, números pentagonais. Durante a leitura os alunos faziam anotações referentes às seqüências observando que os números triangulares estão associados à Progressão Aritmética e os números quadrangulares a Progressão Geométrica, contribuindo assim, para responderem as perguntas propostas no texto trabalhado.
A realização desta atividade proporcionou aos alunos uma mudança de comportamento em relação ao estudo da Matemática – associado apenas ao cálculo - sendo observado que na literatura também encontramos matemática, através da investigação e do letramento matemático.

2 comentários:

  1. Alessadra!
    Objetivo: fazer com que os alunos percebesem a importância da matemática contida em um texto literário
    Segue a fala de alguns alunos relativo a atividade Matemática e Literatura. Vou acrescentar o roteiro que eles seguiram para a realização da atividade:
    Convite a participarem da atividade proposta -Grande curiosidade em relação ao título do projeto - Leitura do texto - fazer conjecturas, discutindo no grupo as soluções encontradas fazendo registros no caderno dos conteúdos matemático e socializando o que estavam aprendendo- o prazer e as dificuldades encontradas - fazer um memorial sobre a atividade.
    Segue as fala de alguns alunos:
    "O trabalho me chamou atenção em tudo e principalmente em descobrir que existe várias maneiras fantástica de aprender matemática e que é muito legal aprender de forma descontraída. Algumas dificuldades em relação a leitura e interpretação, mas estamos aqui para as diversidades." R.A.S.
    "Participar desta atividade, aproximou-me mais da matemática juntamente com a literatura.Minha grande felicidade foi ter percebido que conseguir decifrar e interpretar o texto e mais além que isso a satisfação de saber que conseguir descobrir a matem´tica contida no texto." A.P.A.B.
    "Minha dificuldade foi entender o que fazer com os cocos e como chegar a Progressão Aritmética e Geométrica. Mas como o trabalho foi em grupo, contribuiu para tirar as minhas dúvidas. Ah! esqueci, como é difícil interpretar.Gostei muito dese trabalho e percebi a importância de se trabalahr em equipe, fiquei muito feliz por fazer esse trabalho" F.O.
    "O texto retrata a matemática de forma diferente, como uma viagem, pois tivemos que descobrir os assuntos. Claro que tivemos dificuldades, mas conseguimos realizar a atividade." A.S.
    "Foi um trabalho difícil de desenvolver as atividades propostas, mas foi diferente de todos os outros.Valeu a pena!"A.J.D.
    "Além do texto, fomos ao Laboratório de Informática para pesquisar os conteúdos. O trabalho contém informações referente ao assunto discutido em sala de aula>"J.S.

    ResponderExcluir
  2. Colega, boa idéia.
    Estou precisando de um texto desses. Meu filho não gosta de matemática. Preciso desse estímulo!

    ResponderExcluir