terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Modelagem Matemática e a Matemática da conta de Água

De acordo com a minha proposta de trabalho, relativo a Matemática no cotidiano, segue o resumo da atividade que foi aplicada aos meus alunos.         

Com este trabalho pretendo mostrar que a implementação de práticas pedagógicas diferentes da prática tradicional pode ser mais significativa para os alunos do Ensino Médio, do turno noturno , oriundos da suplência e mais condizentes com a proposta curricular de trabalho da Educação de Jovens e Adultos. O cenário aqui escolhido foi a Modelagem Matemática, buscando na interpretação de um texto jornalístico e no estudo de elementos de uma conta de água uma oportunidade para fazer da aula de Matemática um espaço para leitura, interpretação, compreensão, discussão, investigação e reflexão sobre a Matemática do nosso dia-a-dia.
Conteúdos discutidos e trabalhados em sala de aula: leitura de gráficos; medidas de capacidade; metro cúbico; operações com decimais; leitura do recibo de água; interpretação do texto que serviu de base para todo trabalho realizado com os alunos.
Os alunos aceitaram a proposta do trabalho ficando curiosos com a matemática existente no texto e naconta de água.
Este texto está sendo postado para que os colegas possam analisar e contribuírem com suas curiosidades e sugestões quanto a viabilidade de trabalharmos com os nossos alunos temas do seu dis-a-dia, que traz no seu contexto um grande conteúdo matemático.

Eliete Ferreira

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postar um comentário