Dentro da proposta estabelecida para os alunos, seguem algumas atividades realizadas por eles.
1) De posse de uma conta de água , encontre as informaçoes a seguir:
a) mês de referência da conta
b) data de vencimento
c) leitura
d) consumo ( em metro cúbico)
e) valor cobrado pelo consumo da água
f) valor cobrado pela taxa de esgoto
g) total a pagar
2) Você sabe o nome e como funciona o aparelho que registra o seu consumo de água?
3) De acordo com o consumo mensal, é possível calcular a média de consumo diário de água? Se sua resposta for afinmativa, justifique.
4) Como você pode calcular quanto paga pelo metro cúbico de água consumida? e pelo esgoto?
5) Qual foi o consumo, em litros, registrado nessa conta de água?
Após realizarem esta e outras atividades os alunos ficaram maravilhados com o conteúdo matemático da conta de água, e como tudo se processa, pois nunca tinham pensado que era tão complicado.
Alguns questionamentos:
O que é metro cúbico? Por que uns pagam mais caro do que outro? O que é mesmo essa taxa de esgoto?
E quem tem gato? foi muito interessante esta pergunta!
Fala de alunos:
" Foi muito bom trabalhar com o texto. Aprende muitas coisas, por exemplo: como a água é medida, como saber quanto vale um metro cúbico, saber somar nosso gasto de água... E isso é muito interessante, tem muita gente que recebe suas contas de água e não sabe o quanto foi gasto em litros de água só sabe quanto foi o dinheiro. Saber que um metro cúbico equivale a 1000 litros ...." "Ninguém perdeu mais as aulas, este assinto de conta de água, e economizar água foi muito bom! Eu também comecei a ficar preocupado, pois gasto muita água, agora vou ter que economizar e também falar com minha família e com meus vizinhos".
Eliete ferreira dos Santos
Nenhum comentário:
Postar um comentário